Marketing Digital

Um marketing acessível para o seu negócio

 

Antes dos anos 2000, quando surgiu o Marketing Digital mais próximo do que conhecemos hoje, diríamos que assim como no Marketing Tradicional você brigaria por custo e espaço com as grandes empresas. O que é algo muito discrepante e até injusto vistos os orçamentos de ambos.

Sendo assim, hoje em dia, tenho certeza que qualquer pessoa e empresa, até quem está começando um negócio, consegue ser competitiva dentro das mídias digitais.

Mas afinal, o que é o Marketing Digital?

Confira o que você vai descobrir nesse texto:

 

– Definição

– Marketing Digital e o Vale

– Benefícios

– Funil de Vendas

– Na Prática I

– Na Prática II

 

Definição

 

Veja o que os maiores especialistas nacionais e internacionais do assunto dizem sobre essa modalidade de gestão de marcas:

 

Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
(Resultados Digitais)

 

A Resultados Digitais é uma das maiores, senão a maior, referência em Marketing Digital no Brasil.

A análise em tempo real citada por ela é realmente um grande fator de diferenciação dos Marketings tradicionais. Eles acabam trabalhando muito com a lembrança e reconhecimento da marca, dessa forma fica difícil mensurar a real conversão em vendas e lucro para as empresas.

Na internet temos muitas ferramentas que nos possibilitam verificar em cada ação a quantidade de clientes que conseguimos converter em leads, oportunidades e vendas.

Falando nisso, a próxima definição de Marketing Digital já comenta sobre parte do funil de vendas e algumas estratégias utilizadas:

 

O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
(Vítor Peçanha, Co-fundador da Rock Content)

 

Rock Content é uma empresa especializada no que eles citam no final do bloco acima, o Marketing de Conteúdo. Juntamente com as outras estratégias citadas, essa é uma muito eficaz na atração e retenção dos clientes.

Eu já citei os 4 pontos do funil de vendas aqui nesse texto, mas vou falar detalhadamente sobre ele logo abaixo para entenderem como funciona esse processo de vendas. Antes disso, vamos ver uma última definição bem mais resumida sobre o Marketing Digital:

 

Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos.
(Neil Patel)

 

Finalizando as definições com um “resumão”, Neil Patel é um dos grandes nomes mundiais do Marketing e acaba com qualquer dúvida que ainda possa restar sobre o assunto.

E aí, já deu para entender o que é o Marketing Digital? Então acredita que isso vai te ajudar? Deixe seus dados que entraremos em contato ou continue lendo para se aprofundar ainda mais:

Para não restarem mais dúvidas a ClickMidia, que trabalha com Marketing Digital desde 2005 no Vale do Paraíba e Litoral Norte, quer dar uma palhinha sobre esse tema especificamente para a nossa região.

 

 

Marketing Digital e o Vale

 

Nossa agência sempre foi voltada para os ramos da tecnologia e marketing principalmente no Vale do Paraíba e regiões próximas. Como comprovam o GuiaSJC e outros guias da região, portais que ocupam a primeira posição do Google em muitas categorias de suas cidades.

Apesar dos Guias serem ótimas ferramentas para nossos clientes, dando resultados incríveis até hoje, percebemos que eles não tinham um bom material para mostrar na internet aos seus clientes. Sendo assim, entramos também com a parte operacional e hoje atendemos em todos os níveis do Marketing Digital.

Desde a parte operacional (criação de sites, landing pages, banners, postagens, e-mail marketing, etc.) até a parte estratégica (campanhas de impulsionamentos em redes sociais, retarget, Google Adwords, remarketing, análises e relatórios, Inbound Marketing, máquina de vendas, etc.).

Com toda essa experiência tanto na região quanto no assunto em questão, podemos então defini-lo dessa maneira:

O Marketing Digital é uma estratégia de marketing executada na internet por um período determinado, com objetivo de aumentar as vendas e, consequentemente, o crescimento de um negócio.
(ClickMidia)

É importante ressaltar essa última parte da definição, pois todas as ações que vocês faz dentro da internet (ou fora dela) relacionadas ao seu negócio, devem ser visando o seu crescimento. Não existe ação dentro do Marketing Digital que possa ser feita sem um objetivo específico.

Na nossa região, a maioria dos negócios ainda não perceberam tudo que uma estratégia bem feita de marketing online pode trazer de benefícios.

Pensando nisso, separei abaixo 4 benefícios imperdíveis para você começar hoje mesmo a fazer o seu Marketing Digital.

 

Benefícios

 

FERRAMENTAS GRATUITAS E DE GRANDE ALCANCE

 

As redes sociais são grandes exemplos disso. Qualquer pessoa pode executar um Marketing Digital e gerir sua Marca Pessoal por meio das redes sociais. Como exemplos temos os Blogueiros e Youtubers, influenciadores digitais, que usam essas ferramentas sem pagar publicidade (de forma orgânica como costuma-se dizer) para atrair seu público.

 

ANÁLISE E COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL

 

Tudo muda muito rápido na internet, então não só existem ferramentas de análise em tempo real como isso é extremamente necessário para se manter competitivo nesse meio. Além disso, através da internet é possível saber imediatamente o que alguém está falando da sua campanha e responder também no mesmo momento. Facilitando a criação de defensores da marca e diminuindo a margem para os denegridores.

 

EXCELENTE CUSTO-BENEFÍCIO

 

Mesmo com ferramentas gratuitas, existem ainda os anúncios dentro das redes sociais. Ou seja, com esse investimento, considerando a quantidade e qualidade das pessoas que podemos alcançar, com certeza o custo será baixo perto de outras mídias offlines.

 

MAIOR PRECISÃO E ALCANCE DO PÚBLICO

 

Quando colocamos um outdoor nas ruas ou um comercial na TV, acabamos nos comunicando com todas as pessoas que estão vendo aquilo naquele momento, sem mesmo saber se elas se interessam pelo nosso produto. Na internet é possível direcionar sua comunicação definindo os interesses exatos da pessoa para quem você deseja falar. Não é incrível?

Além disso, a internet não têm fronteiras, possibilitando sua comunicação para qualquer lugar do mundo.
Já imaginou ter todos esses benefícios com apenas algumas ações? É incrível! Agora vamos falar um pouco do Funil de Vendas.

 

 

Funil de Vendas

 

A maioria das pessoas vão diretamente para a parte de gerar leads de forma ativa. Dessa forma, utilizam ações de vendas mais comuns como a captação direta. Há ainda quem queira já partir para a última etapa, a venda, sem mesmo cuidar de passar pelas outras.

Não posso dizer que isso não funciona. Mas, posso afirmar que é muito menos efetivo nos dias atuais e não é escalável. Ou seja, a mesma ação que você toma hoje para vender, terá que tomar amanhã.

Já quando o funil de vendas é trabalhado de forma completa, ele continua se sustentando. Portanto, um bom funil de vendas é aquele que trabalha para você com o passar do tempo.

Vamos entender na prática como isso funciona?

 

 

Na Prática

 

Fiz uma simulação no site www.funildevendas.com.br com um objetivo de faturamento mensal de R$ 10.000,00 e um ticket médio (valor médio por venda) de R$ 150,00, utilizando apenas uma estratégia do Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo. Vejam o resultado:

 

funil-de-vendas-marketing-de-conteudo

 

Ou seja, para atingir R$ 10.000,00 de faturamento com uma previsão de a cada venda ganhar em média R$ 150,00, você deve ter 66 clientes.

Ótimo! Saber disso é o primeiro passo.

A partir daí você tem duas opções: sair por aí tentando convencer 66 pessoas a comprarem os seus produtos… ou trabalhar seu conteúdo na internet para que eles venham até você e, aí sim, VENDER.

Perceba que a porcentagem de conversão de uma oportunidade para uma venda é de 30%.

Significa dizer que o trabalho dos seus vendedores será muito mais efetivo. Enquanto se eles fossem trabalhar com a captação ativa, indo atrás do cliente, essa porcentagem seria muito menor e tende a diminuir cada vez mais, vez que o comportamento do comprador tem mudado.

 

 

Na prática II

 

Agora veja como ficam os números se trabalharmos o Marketing Digital completo:

 

funil-de-vendas-marketing-de-conteudo

 

Percebeu? Houve um aumento de 168% no número de conversões!

Claro que como vocês devem ter reparado, é necessário gerar mais de 28 mil visitantes para que isso aconteça e faz parte do nosso trabalho como agência.

Mas, o grande diferencial que gostaria de chamar atenção é na captação dos leads. Perceberam que utilizando apenas uma estratégia do Marketing Digital esse número era de 2,57%. Enquanto que com ele completamente aplicado, esse número sobre para quase 15%.

Impressionante, não é?

 

Bom, acredito que você já tenha se convencido da importância do Marketing Digital para você e sua empresa.

Agora eu vou esperar o seu contato para apresentar a nossa agência e começarmos as suas estratégias! =D

 

Ah… antes que você se vá, quero te premiar por se interessar pelo assunto e ler esse conteúdo até o final. Preencha o formulário abaixo e receba condições exclusivas para começar suas ações de Marketing Digital.

 

Um abraço!