A internet tem atraído as empresas como vitrine para anúncios e divulgação de imagem institucional. Uma das ferramentas utilizadas para posts patrocinados é o Facebook Ads. Com ele é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram. Essa opção de mídia paga do Facebook oferece uma grande variedade de formatos de anúncios.

Como funciona?

Por meio do Facebook Ads o usuário promove páginas, postagens, ações ou o site. As campanhas e anúncios são divulgados nas redes sociais, com a opção de gerenciamento do alcance da propaganda, que pode ser veiculada em diversos formatos. Os anúncios do Facebook geralmente são direcionados levando em conta as informações de localização, dados demográficos e de perfil. Com o anúncio pronto, é estabelecido um orçamento e lances por clique ou mil impressões que a campanha tiver.

Por que usar o Facebook Ads?

Audiência: O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários ativos (dados de 2017), sendo que mais de 800 milhões curtem alguma informação na rede social todos os dias. A partir deste público, o Facebook garante a opção de segmentar a exposição da sua propaganda. Com isso, o retorno sobre o investimento é otimizado por meio da definição de dados demográficos, localização, interesses e comportamentos.

Variedade: Anunciar com o Facebook Ads permite uma gama de opções de formatos de campanhas, alinhada ao objetivo, fazendo um funil bem eficiente para o seu público-alvo. Dentre as opções estão:

  • Impulsionar as publicações atingindo um maior número de pessoas, conforme estabelecido pelo anunciante.
  • Promover a página: deixando que ela fique mais popular entre os seguidores.
  • Aumentar o tráfego no site: possibilitando mais conversões.
  • Aumentar o número de downloads do seu aplicativo mobile ou desktop, ampliando o envolvimento e o engajamento do público.
  • Localizar os interessados mais próximos do seu negócio.
  • Garantir grande participação em eventos pela confirmação diretamente no anúncio.
  • Anunciar ofertas e conteúdos relevantes, com maior aceitação.
  • Ampliar audiência para vídeos e sua marca.

Quero criar uma campanha

  • O primeiro passo é ter a sua página de negócios no Facebook e aprender a utilizar a ferramenta Facebook Ads Manager.
  • Depois você deve criar a sua campanha no Power Editor. Escolha o formato de anúncio (vídeo, imagem, carrossel, etc) e inclua texto e mídia, de acordo com os tamanhos de imagem para cada formato.
  • A campanha no Facebook Ads segue a ordem: Campanha – Conjunto de anúncios –  Anúncio.
  • Através do nível da campanha é definido o objetivo.
  • Em nível do conjunto de anúncios decide-se como serão veiculados e a segmentação: local, idade, gênero, interesses, entre outros itens.
  • Existe a opção de promover uma publicação existente ou criar um novo anúncio.
  • Na parte inferior da página existe a ferramenta de visualização para mobile, feed de notícias da área de trabalho, coluna da direita, etc.).
  • Depois é só clicar em confirmar e aguardar que o Facebook confirme a aprovação do anúncio.

Orçamento

Para melhores resultados, é importante pensar no investimento que será feito em seu anúncio no Facebook. Ele poderá ser diário ou vitalício. É preciso também determinar as datas de veiculação. Programar o orçamento e as datas com antecedência é uma forma eficiente de mensurar os resultados. Atenção aos dias e horários mais adequados para o público que você busca alcançar.

Como definir o objetivo da campanha?

Existem métricas que devem ser levadas em consideração no momento de definir o objetivo da campanha. Trabalhe com metas claras, que estejam relacionadas ao potencial do seu negócio. Os objetivos de conversão devem ser pagos por ação e os de exposição por impressões. É muito importante entender essa diferenciação. Lembrando que para maximizar os resultados, é preciso fazer uma segmentação detalhada do público-alvo, que pode estar ou não conectado à sua página do Facebook. Existe a opção de personalizar a audiência.

Sua campanha será um sucesso se os seus objetivos forem alcançados. Dentre eles está: obter likes, comentários ou compartilhamentos; visualização dos vídeos; downloads de e-book, whitepaper, infográfico; compra de produtos ou adicionar no carrinho.

Monitoramento

Você já conhece seus objetivos e definiu suas métricas e agora deve fazer o monitoramento das campanhas e todos os ajustes necessários para as próximas, melhorando cada vez mais os seus resultados.

As principais métricas para analisar o desempenho das suas campanhas são:

  • Impressões, que medem o número de vezes que suas postagens foram vistas;
  • Custo por mil (COM), que expõe o desempenho de um conjunto de anúncios, possibilitando comparar diferentes campanhas;
  • Frequência, que é o número médio de vezes que seu anúncio foi exibido para cada pessoa (frequência = impressões / alcance);
  • Gastos, que mostra o custo médio por resultado em determinado período;
  • CTR (Click Through Rate), taxa de cliques, para avaliar o índice de resposta ao seu anúncio;
  • Cliques no Link (para Sites e blogs; Aplicativos; Fazer uma ligação; Enviar uma mensagem; Preencher um formulário ou Assistir a um vídeo hospedado por outro site);
  • CPC (Cost-Per-Click), custo médio para cada clique do link (quanto maior o CTR, menor será o CPC que você pagará);
  • Leads(pessoas que clicaram no link e acessaram a landing page);
  • Custo Por Lead (CPL), que analisa seus gastos e calcula um valor médio de cada conversão;
  • Checkout, a quantidade de pessoas que viraram clientes;
  • Custo por checkout, que calcula uma média de quanto cada venda custou.

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