Vamos abordar a estratégia de marketing digital que tem como objetivo otimizar a taxa de conversão, CRO (Conversion Rate Optimization).

Mas, afinal, o que é uma conversão? É quanto os visitantes realizam uma ação na sua página de vendas ou site, como responder a um formulário, assinar um serviço ou comprar um produto.

As estratégias e ferramentas de marketing digital utilizadas para aumentar essa taxa de conversão, a métrica por trás da quantidade de visitantes que realizaram uma ação, é o CRO. Com ele, é possível entender o comportamento do seu potencial cliente e, assim, aumentar a conversão.

Do momento em que o lead acessa suas páginas à decisão de compra e interação, existe um caminho, que pode interferir diretamente em seus resultados.

O CRO investiga todo esse processo e identifica o que está otimizando sua conversão e o que está atrapalhando. Para isso, é importante utilizar algumas ferramentas, como o Google Analytics e demais sites de mapeamento de usuários.

O que identificar?

Para otimizar os seus resultados, utilize o CRO para identificar:

  • Produtos e Páginas que obtêm melhores resultados
  • Pontos que podem estar interferindo em seu retorno
  • O principal ativo para destacar na parte superior da página

A importância do teste A/B

A partir da realização de testes constantes, é possível descobrir quais são as preferências dos usuários. O teste A/B é quando você coloca no ar duas páginas diferentes, justamente para mensurar em um período de tempo determinado, qual vai ter melhores índices de conversão.

Não é preciso que elas sejam muito diferentes, apenas deixe algumas funcionalidades e um layout com pequenas alterações. Com isso, você pode direcionar as mesmas e ver como o seu potencial cliente reage.

É possível ainda fazer pesquisas de mercado, deixando que os visitantes digam o que acham de sua página, do seu produto e do seu e-commerce. Neste momento o visitante poderá avaliar ainda a usabilidade do seu site, que deve ser funcional. Ele pode ainda dar opinião sobre a estética da sua página, se ela é leve, com cores adequadas e conteúdo na quantidade ideal, sem ser poluída.

CTAs, Abas e Colunas

O layout do seu site não pode ser aleatório. Tudo tem que ser pensado estrategicamente. Por exemplo, as CTAs (chamadas para a ação) ou botão de conversão, chamando o visitante para engajar, devem ser testadas também para ver em que localização funcionam melhor e também quantos botões você deve incluir para call-to-action.

Além disso, procure deixar abas e colunas de um lado só da homepage, reduzindo o número de seções e subseções para não confundir ou incomodar o visitante. Seja direto nos termos das abas!

Quantos cliques?

Imagine qual seria o número de cliques ideal para que o visitante efetuasse a compra. No momento de programar sua página, é importante pensar nisso, facilitando ao máximo a experiência do usuário.

Atraente ou não?

A conversão vem do encantamento, de atender a uma necessidade, uma urgência, de oferecer aquela solução com clareza. Portanto, o CRO ajuda justamente a identificar se a sua estratégia está realmente atrativa. Ele deixa claro que é preciso estudo, pesquisa, conhecer o potencial cliente, o mercado, a concorrência e, também, acompanhar constantemente as mudanças de comportamento do usuário.

Cálculo do CRO

A taxa de conversão é = número de conversão dividido pelo número de visitantes

  • Quantidade de visitantes no site
  • Quantos seguiram seu caminho de conversão
  • Quantos deram dados em sua landing page

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