Segundo o Internet Live Stats, atualmente, o Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando mais de 2 trilhões de pesquisas por ano em todo o mundo. São feitas mais de 100 bilhões de buscas todos os meses.

Já o Facebook chegou a 2 bilhões de usuários em todo o mundo, sendo que mais de 127 milhões são brasileiros, com 67% acessando a rede diariamente por meio de dispositivos móveis.

Com o crescente volume de novos usuários e conteúdos publicados diariamente na internet, como ser notado? Google e Facebook oferecem a oportunidade de investir em anúncios publicitários dentro da plataforma, visando a criação de campanhas eficientes e que tragam os resultados almejados.

Vantagens do Google Adwords

A grande vantagem do Google Adwords é a busca por palavra-chave, que já atrai leads qualificados (com intenção de compra). Por este motivo, a taxa de conversão costuma ser maior.

Vantagens do Facebook Ads

O Facebook Ads, apesar de não atrair leads qualificados logo de cara, é uma opção de ferramenta para publicidade que chama a atenção por seu conteúdo relevante e captura dos leads que poderão se tornar qualificados com o tempo. Além disso, possui diversos formatos de anúncios, voltados para o seu objetivo:

• Reconhecimento da marca e Alcance
• Consideração: Tráfego, Envolvimento, Instalações do Aplicativo; Visualizações do Vídeo; Geração de Cadastros
• Conversão: Conversões, Vendas do catálogo de produtos e visitas ao estabelecimento

Além disso, o Facebook Ads possibilita determinar as regiões geográficas e palavras-chave. Com a ajuda do Facebook Audience Insights, você descobre detalhes importantes sobre a persona, entendendo ainda mais sobre como o seu anúncio pode ser trabalhado. O Facebook levanta as informações que podem interessar aos seus potenciais clientes e você pode utilizar isso a seu favor.

As principais diferenças entre Google Ads e Facebook Ads

No Google a decisão de compra costuma ser imediata, já no Facebook a pessoa acompanha a sua página e tem mais tempo para decidir. O Google, portanto, é para quem tem uma intenção mais urgente e o Facebook para quem quer criar uma base de clientes recorrentes, construindo uma audiência ativa.

Pense sempre sobre o que motiva o seu público-alvo: se é necessidade ou desejo. No primeiro caso, existe o fator urgência e, por isso, a pessoa acessa o buscador do Google, pesquisa e compra. No caso do desejo, algumas objeções podem impedir a compra imediata. Por isso o Facebook Ads seria o mais indicado, para ir alimentando este desejo até o momento em que o cliente possa fazer a compra.

Outra diferença fica por conta dos dados de busca. No Google o anúncio estabelece, por exemplo, região e palavra-chave, enquanto no Facebook você coloca mais informações como sexo, faixa etária, preferências de busca etc.

E justamente por ambas as plataformas terem suas vantagens, é recomendado testá-las, observando o que já comentamos até aqui e aproveitando cada uma no momento oportuno para o crescimento do seu negócio.

Na hora de criar a estratégia de marketing e vendas, pense onde elas se encaixam. E faça análises constantes do retorno apresentado por cada uma. Assim, poderá tirar o melhor de cada ferramenta. A dica é ficar atento ao ROI (Retorno sobre o Investimento) da campanha e quanto precisa vender para pagar o que investiu e ainda lucrar.

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