Muitas pessoas não entendem como facilitar o acesso às informações em suas redes sociais, aumentando assim o alcance das postagens. Existe uma ferramenta muito importante que indica o caminho para quem pesquisa na internet: as hashtags (símbolo do jogo da velha + palavras-chave). Com elas os usuários de redes sociais marcam os conteúdos por assunto relacionado.

A partir daí as postagens são reunidas por temas e inseridas nos assuntos que estão rolando na internet. Para as postagens no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Tiktok ou no Linkedin, o uso das hashtags pode ser aquela estratégica que vai garantir mais aderência aos seus conteúdos.

#aprenda

Quer deixar a indicação do tema da sua postagem e facilitar a busca dos usuários na internet? Basta colocar o símbolo da hashtag (#) e as palavras relacionadas ao assunto. Exemplo: #marketingdigital

Ao clicar na hashtag, o usuário consegue visualizar os conteúdos relacionados ao conteúdo pesquisado.

#ferramentadesucesso

Se você quer que a sua hashtag tenha um alcance de sucesso nas redes sociais, precisa entender algumas dicas de ouro:

  • #tudojunto: a hashtag só pode ser sem o espaço entre as letras. Portanto, escreva sempre tudo juntinho. OK?
  • #atencaoaoconteudo: existem regras de qualidade para os conteúdos, que são analisados pelas redes sociais. Se for impróprio, será barrado. Atenção!
  • #curtas: opte sempre pela objetividade, facilitando a visualização do seu tema. 
  • #assuntospopulares: pesquise os temas mais procurados e tente colocar hashtags vinculadas aos mesmos.
  • #inove: a todo momento são criadas novas hashtags, portanto você também pode e deve inventar as suas.

#ferramentas

Existem ferramentas que te ajudam na hora de escolher a hashtag ideal, desde gratuitas até pagas: TagsFinder, Top Hashtags, Leetags, Hashtracking, entre outras.

#Twitter

No Twitter a hashtag é a estrela. As pessoas pesquisam e comentam por hashtags o tempo todo nessa rede social, por isso é importante estar antenado nos temas mais populares. O tamanho do texto permitido nas legendas é de 280 caracteres. Portanto, um tanto quanto limitado.

#Instagram

O Instagram também é uma rede que valoriza as hashtags, mas possibilita criar até 30, com textos nas legendas de até 2.200 caracteres, dando mais liberdade para a visibilidade do conteúdo por palavra-chave.

#Facebook

O Facebook não limita o número de hashtags, podendo passar de 40 por post. Nesta rede, os tópicos e frases viram links clicáveis em publicações da sua Linha do Tempo pessoal ou Página, o que conduz um maior número de pessoas às suas publicações. 

#TikTok

No TikTok, rede de vídeos virais, as pessoas costumam procurar vídeos temáticos por interesse via hashtags. Porém, o espaço das legendas é ainda menor. Mais uma rede que deve ser pesquisada para otimização dos resultados.

#LinkedIn

No LinkedIn não há limites na listagem das hashtags, mas o sistema mostra apenas três principais. As outras ficam na opção “Veja mais”. Adicione as hashtags por ordem de importância. O recurso “Descobrir mais” possibilita achar hashtags bem recomendadas.

E se quiser saber mais sobre como usar as hashtags em cada rede, pesquise: #comousarhashtags.

#falecomquementende

E se quiser que as suas hashtags gerem mais engajamento, fale com a ClickMidia. Há mais de 10 anos atuamos em todo o Vale do Paraíba, desenvolvendo com excelência e criatividade soluções eficientes. Projetando soluções nas áreas de Marketing Digital, Design Estratégico, Produções de Vídeo, Planejamento e Projetos Gráficos e garantindo o sucesso de um trabalho extremamente focado, com conteúdo e novas ideias, executado por uma equipe de perfil inovador que busca gerar soluções otimizadas para sua empresa ou produto.

Quer arrasar nas hashtags? Quer que o seu conteúdo ganhe destaque e relevância?