Quer alavancar seu negócio? Se sim, vai precisar cuidar da sua marca, entender o seu mercado de atuação e compreender muito bem o seu cliente. E para tudo isso, um bom planejamento estratégico de marketing será essencial. Acompanhe o passo a passo para preparar a sua empresa para obter os resultados que você espera.

Conheça o mercado

Faça uma análise detalhada do seu mercado de atuação, utilizando ferramentas de planejamento estratégico, como a Matriz de Porter. Além de avaliar o cenário externo, você terá dados econômicos, políticos, demográficas e culturais. Essa pesquisa, voltada ao ramo da sua empresa, será importante para entender os concorrentes, definir seus canais de divulgação, bem como as suas campanhas de marketing.

Defina o seu posicionamento

Após ter um raio-x da concorrência e dos cenários, chega o momento de definir o seu objetivo e posicionamento no mercado. Você deve responder algumas perguntas-chave: Qual é o seu diferencial? No que você inova? Que soluções leva ao seu cliente? Pense nos seus principais diferenciais. Para ajudar nas respostas, você pode utilizar a ferramenta de análise SWOT, que aponta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

Escolha o seu público-alvo

Uma boa estratégica de marketing envolve um conhecimento profundo do seu público-alvo, quem é ele e o que precisa. Tudo o que fizer, a maneira de se comunicar e em que canais, será sempre focado neste público pré-estabelecido. Para isso, responda algumas questões, como: sexo, idade, escolaridade, renda, local de moradia, etc.

Quem são as personas?

O público-alvo pode ser mais amplo, mas a persona (personagem) é um perfil bem mais específico e individualizado. A persona tem uma identidade, uma história, que inclui informações como nome, idade, profissão, local onde mora e trabalha, dias em que trabalha, se viaja, para onde, o que gosta de fazer, entre outras informações. Quanto mais detalhado, melhor. Para cada área do seu negócio, é possível definir personas diferentes. Para obter essas informações, será necessário desenvolver pesquisas com os clientes para entender a sua jornada de compra, seu perfil e suas preferências.

Quais são os melhores canais para o seu negócio?

Conhecendo o seu público-alvo e tendo a persona definida, você poderá escolher os melhores canais para divulgar o seu negócio e como inovar em cada um. Para isso, pense se vai utilizar lojas físicas ou virtuais; se divulgará em site, redes sociais ou e-mail marketing; usará vídeos, podcasts ou conteúdo para blog; se será mídia paga ou patrocínio; se aparecerá em eventos, TV, rádio, jornais ou revistas. Neste momento, se acertar nos canais, terá um retorno mais assertivo do seu investimento.

Metas, objetivos e prazos

Todo o planejamento avançará à medida que você tiver metas e objetivos bem definidos, com prazos estabelecidos para o cumprimento dos mesmos. Você precisa traçar a rota e seguir avançando. Nesta fase o detalhamento da experiência do usuário e seu plano de ação devem ser bem claros. Reveja as metas mês a mês.

Agora que você entendeu a importância de um bom planejamento estratégico de marketing e sabe por onde começar, mãos à obra! Se ficou com dúvidas, saiba que existem empresas qualificadas para te ajudar. Nada como trabalhar com quem entende. A partir desse planejamento, você definirá produtos, preços, praças e promoções.

Está com dúvidas para finalizar o seu planejamento? Entre em contato com a ClickMidia. Com sede em São José dos Campos, há mais de 10 anos, atuamos em todo o Vale do Paraíba desenvolvendo com excelência e criatividade soluções eficientes nas áreas de Marketing Digital, Design Estratégico, Produções de Vídeo, Planejamento e Projetos Gráficos. Oferecemos um trabalho extremamente focado, com conteúdo e novas ideias, executado por uma equipe de perfil inovador que busca gerar soluções otimizadas para sua empresa ou produto.

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