Se a sua empresa investe em campanhas de marketing e anúncios, precisa acompanhar com frequência as métricas, até mesmo para checar se a estratégia está surtindo o efeito desejado. Esses indicadores devem ser observados com atenção. Não deve ser analisado apenas o número de seguidores nas redes sociais ou visitantes no site, as métricas de vaidade, mas, principalmente, quais oportunidades de negócios a sua empresa alcançou a partir das suas campanhas e anúncios?

Um dos passos mais importantes quando falamos de métricas é que elas devem ser analisadas constantemente e não apenas quando a campanha acaba. Desde o início do processo, é preciso observar a campanha com critérios que possibilitem avaliar pontos positivos e negativos, identificando o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de maneira clara e objetiva. A performance de cada campanha ou anúncio precisa ser analisada detalhadamente. Isso só será possível se você tiver o seu objetivo bem claro.

Métricas Sociais

Quando o assunto é objetivo, as métricas sociais são muito importantes, pois estão diretamente ligadas ao propósito da sua empresa com o marketing. Ao analisar a métrica social, observe:

• Alcance: é a meta base para checar o número de pessoas que recebem o conteúdo via Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

• Engajamento: importante para a estratégia, revela a soma de quem comenta, curte, compartilha ou clica nas postagens. Por este motivo, será um número sempre menor que o de alcance, porém é muito importante para medir a relevância do que se publica para o seu público-alvo.

• Seguidores: é um índice que atrai pessoas para a sua página, mas não revela necessariamente a visibilidade de suas publicações. Essa métrica indica as pessoas que se interessaram em acompanhar seu conteúdo.

As três métrica acima estão interligadas e, portanto, devem ser positivas para que o alcance de suas campanhas seja realmente ascendente. É importante acompanhar esses índices e gerar relatórios, principalmente no final das campanhas.

Métricas de negócio

Além da razão para investir em marketing, é importante ter muito clara a ação estratégica com foco na principal métrica do negócio: aumentar o volume de vendas. Todas as métricas de marketing devem estar conectadas ao resultado desejado. E como mensurar o sucesso do seu negócio a partir de suas campanhas de marketing? Acompanhando as seguintes métricas:

• Pedidos de orçamento
• Recorrência de compra
• Ticket Médio
• Valor Total de Vendas
• Quantidade de Vendas
• Renovação de contrato
• Percentual de churn (índice de cancelamento de clientes). Uma métrica que indica o quanto a sua empresa perdeu de receita ou clientes e é calculada a partir da divisão da quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que começaram.

O objetivo do seu negócio

As métricas de marketing estão diretamente relacionadas ao objetivo do seu negócio, seja ele físico ou online. É sempre importante foca na taxa de conversão, em especial no caso de um e-commerce, visando estabelecer um índice de pessoas que compram o seu produto, levando em conta a quantidade de acessos recebidos. A partir daí, vai perceber qual campanha ou anúncio resultou em melhores estatísticas e poderá investir mais na estratégia que obteve melhores métricas.

O marketing afeta também outras métricas do seu negócio, como preço, investimento, produto, promoções etc. Por isso é tão importante acompanhar diariamente o número de visitantes nas suas páginas e redes sociais, os leads, as taxas de conversão e vendas.

As métricas de marketing fundamentais para o sucesso da sua estratégia são, portanto, o que citamos acima:

• Visitantes: revela a audiência do seu site ou blog e deve crescer mensalmente. Para isso, existem técnicas, como o uso de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam a alcançar bons rankings orgânicos e geram maior tráfego e autoridade.

• Leads e taxa de conversão: Essa métrica mede a força do seu relacionamento com quem visita as suas páginas. O lead que confia no seu conteúdo já deixou seus dados de contato em troca de alguma oferta (newsletter, material para download, teste, brinde etc). Por isso, a taxa de conversão é tão importante, pois revela a porcentagem de visitantes que se tornaram leads. Se ela estiver baixa, a sua estratégia precisa ser repensada. Já se o número de visitantes cresce proporcionalmente ao número de leads, é um indicativo de que a sua campanha está surtindo o efeito esperado.

Após chegar até a sua empresa e ter se tornado um lead, ele está pronto para se interessar pela solução apresentada por sua empresa, tornando-se, de fato, um cliente. A partir daí, já será atendido pelo comercial, o que será então o relacionamento mais maduro, focado no negócio propriamente dito, revertendo em resultado financeiro. Por isso, mais importante do que gerar um grande número de leads, é nutri-los, de forma que o interesse por sua oferta de negócio mantenha-se aquecido. Quanto maior o número de negócios fechados, mais qualificado é seu lead.

Algumas outras métricas precisam ser estudadas pelo seu marketing, como o índice de leads por canal; o custo por lead (CPL); o custo por clique (CPC); o Custo por Aquisição (CPA); o Custo por Mil (COM); a taxa de abertura de email; a taxa de clique de email e a taxa de clique por abertura. Os indicadores são um caminho para o sucesso!

Agora chegou a hora de você se perguntar se você está no caminho certo em suas estratégias de marketing? Se a sua equipe de vendas está conseguindo converter os seus leads em clientes e se o seu produto está sendo oferecido da maneira certa?

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