As redes sociais se tornaram vitrines para as empresas. Cada dia mais ferramentas e recursos são disponibilizados para que os negócios obtenham sucesso nos canais digitais. Um destaque tem sido o Instagram para empresas, como forma de divulgação para as marcas.

A rede, que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, está em crescimento acelerado e, por isso se tornou atrativo para quem busca otimizar os resultados com o marketing digital. Estar no Instagram hoje é sinônimo de modernidade e relevância.

Não é só o grande número de usuários, que são inclusive bem engajados, que chama a atenção para o Instagram, mas o fato de oferecer métricas diferenciadas para a gestão de marcas empresariais, bem como de criar anúncios pagos por meio do Instagram for Business.

Vale lembrar que o ponto forte no Instagram são as imagens e vídeos, que inspiram seus usuários. Portanto, essa rede social exige emoção e criatividade.

Como forma de melhorar a relevância no Instagram, é recomendado conhecer os recursos da plataforma. Um deles é o Reels, uma das funcionalidades mais recentes e que permite vídeos de até 15 segundos.

Sobre o Reels

O Reels surge em um momento em que vídeos curtos são cada dia mais buscados nas redes. Desde o final de 2019, o TikTok se popularizou e já alcançou mais de 140 milhões de contas só entre os brasileiros. O Facebook, que administra o Instagram, não deixou por menos e apresentou o Reels, permitindo que o usuário grave vídeos curtos e os tornem atrativos com recursos de áudio e imagens impactantes.

Uma ferramenta como Reels possibilita uma aproximação orgânica com a sua audiência, justamente pela simplicidade que ele representa. Por meio de desafios e maior interação, é possível atingir o Marketing Viral, ou seja, resultados muito grandes em pouco tempo. Ele ainda possibilita que você movimente a audiência que já conquistou em suas redes sociais, alinhando o seu objetivo com o perfil o comportamento dos seus seguidores e dentro do seu nicho de atuação.

Como fazer um Reels no Instagram

O Reels tem uma funcionalidade muito simplificada, justamente para estimular o usuário a utilizar o recurso. Para quem tem o Instagram instalado no smartphone, basta clicar no ícone utilizado para fazer as gravações de Storie (canto inferior da tela) e escolher a opção Reels (ao lado direito de Stories).

Para ser mais atrativo e interativo, você pode escolher entre os quatro ícones no canto esquerdo: música, efeitos visuais, outros efeitos (fundos, filtros e efeitos do Instagram ou desafios) e o cronômetro (para gravar o vídeo sem usar as mãos até o tempo se esgotar). Com o vídeo pronto, chegou a hora de salvar para guardar ou para compartilhar.

Otimize seus resultados

Para garantir resultados incríveis com o Reels, siga algumas dicas:
• Desenvolva roteiros para o seu conteúdo de vídeo.
• Para destacar a sua marca, crie desafios com hashtags populares.
• Observe a concorrência e veja quais são os caminhos de sucesso de outras marcas. Inspire-se!
• Mantenha-se atualizado sobre os recursos que vão sendo disponibilizados pela ferramenta.
• Atenção à edição do seu vídeo para que se torne dinâmica e atrativa. E destaque a sua capa, pois será a partir dela que o usuário despertará para o conteúdo.
• Utilize palavras-chave relevantes para a sua audiência. Atenção às hashtags “matadoras”.

Se para você cuidar de suas redes sociais é um grande desafio, é importante procurar alguém que faça isso, para garantir seus resultados neste universo digital.

A ClickMidia atua há mais de 10 anos no Vale do Paraíba, desenvolvendo com excelência e criatividade soluções eficientes e projetando soluções nas áreas de Marketing Digital, Design Estratégico, Produções de Vídeo, Planejamento e Projetos Gráficos.

Quer aumentar a presença digital da sua empresa e popularizar a sua marca nas redes sociais?