O cenário atual voltou-se ao digital. Nunca foi tão importante trabalhar com com o marketing digital. As empresas estão olhando para a internet como ferramenta para trazer os resultados que precisam para superar essa crise mundial, bem como para otimizar novos projetos. Dentre os canais online, o Instagram tem sido um importante potencializador de marcas. Porém, o algoritmo dele deve ser conhecido, para que o desempenho de suas publicações seja realmente favorável.

Saiba como funciona o algoritmo do Instagram e como é calculada a relevância de um determinado perfil. Entenda como usar essas informações para melhorar e expandir sua marca no mundo do marketing digital. Aprenda a usar todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza, o que partilhar nos stories, o tipo de conteúdo considerado relevante, as imagens e hashtags.

Desde 2016 o novo algoritmo do Instagram prioriza a experiência do usuário. O que isso significa? Quer dizer que o Instagram mostra as publicações que são mais relevantes ao usuário, conforme o registro de usabilidade do mesmo.

Como é calculada a relevância?

O Instagram leva em conta a novidade, ou seja, a data de publicação dos conteúdos; a interação, medida pela quantidade de curtidas e comentários nas postagens e com quem a pessoa mais interage, que conta também para mensagens privadas (instadirects) e pesquisas dentro da aplicação, além de conteúdos partilhados. Quanto mais esses itens se conectam, mais chances as postagens têm de se destacar no feed.

Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

O primeiro passo é conhecer os seus seguidores, entender como eles pensam e o que consideram relevante. Existem métricas disponíveis para esse estudo, por meio do Instagram Insights. A partir daí, você deve criar os conteúdos e buscar imagens que chamem a atenção do seu público.

Lembre-se, existem técnicas para produzir histórias que atraiam a audiência. Com uma boa “copy”, seu conteúdo tem mais chance de ser curtido e partilhado na rede, bem como enviado via instadirects dos seus seguidores para outras pessoas.

Os Stories

Os Stories do Instagram têm um algoritmo só deles e quanto mais interação eles recebem, mais aparecem aos seguidores. Por isso, você deve usar muito bem esse espaço e criar conteúdos exclusivos para eles. É possível até criar uma campanha de marca somente para os Stories. Bem como, fazer enquetes, pesquisas e divulgar conteúdos específicos dos seguidores da marca ou influenciadores. Os Stories permitem ainda fixar um conteúdo de destaque, sem limitação de 24 horas. E os diretos nos Instagram Stories também alavancam a sua marca pois, com o vídeo em direto os seguidores são avisados para visitar o perfil e interagir com as publicações.

Hashtags

E para conectar as pessoas ao conteúdo que você oferece, utilize sempre as hashtags. No caso de uma marca, elas podem até torná-la viral. No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por comentário. O indicado é ficar em pelo menos cinco, que tenham ligação direta com o conteúdo.

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