Estar próximo ao seu cliente é fundamental para o mundo dos negócios, e isso não é novidade para ninguém. Entretanto, com a internet chegando cada vez mais forte no mercado e o marketing digital crescendo, veio o seguinte questionamento: como estar disponível para seus clientes e possíveis clientes não estando em lugares físicos para que nos encontrem?

Foi pensando nisso que surgiu a técnica de chat online. Não é uma técnica inovadora para o mundo empresarial, até porque pessoas usam chats online desde o surgimento da internet. Porém, é uma ideia funcional, trazendo resultados extremamente eficazes.

Mas, quais são os principais pontos que fazem essa técnica ser cogitada para você implementar em seu site? Separamos alguns pontos bem precisos para que entenda melhor essa ferramenta.

  • A Lei da Maioria
  • Trazer um Lado Humano
  • Tempo e Agilidade
  • Mais Vendas
  • Redução de Custos
  • Atendimento 24/7/365
  • Os Mais Perfeitos Relatórios
  • Concorrência no Chinelo
  • Conclusão

A Lei da Maioria

Segunda uma pesquisa realizada dentro dos Estados Unidos, 44% dos usuários americanos – principalmente de e-commerce – acham importante a presença de alguém guiando-os nas compras online.

Colocando dentro dos números na internet americana, esse número é quase metade dos usuários de serviços de e-commerce dentro do país. Os números precisos dentro do Brasil não sabemos, mas o comportamento de usuários no mundo todo são bem parecidos.

Trazer um Lado Humano

Um chat online em seu site traz mais humanidade para sua marca. O cliente gosta de sentir que há alguém atendendo ele, mesmo dentro de um site.

Com um chat bem preparado, com horários marcados para ficar online e respostas completas quando estiver offline. Como, por exemplo: “sua mensagem será respondida dentro de um prazo de 24 horas, qualquer dúvida ligar no número…”. A ferramenta acaba tirando a parte robótica do negócio online e o humaniza.

Tempo e Agilidade

O atendimento via e-mail apesar de ser usado atualmente, já é considerado um sistema lento. Com o mundo das redes sociais tudo ficou muito instantâneo. Problemas que demoram horas para serem resolvidos já não dão um bom feedback para a marca. E os telefonemas, apesar de serem muito utilizados, é limitado a apenas 1 ligação por vez, podendo se estender de acordo com o problema.

O chat online permite a junção dos dois mundos, sendo online e em tempo real. E para o operador/atendente é melhor pois não fica preso em apenas um problema. Pode resolver de forma rápida e fácil diversos problemas ao mesmo tempo, agilizando a vida de todos.

Mais Vendas

Um cliente em potencial pode perder a vontade de comprar em seu site se não concluir sua compra em até pelo menos 48 horas – muita gente até menos que isso. Imagine que, cada dúvida que um usuário tiver ele precise ligar e mandar um e-mail esperando até 24 horas para sua resposta. A chance dele desistir da compra é altíssima!   

Com um chat online bem ajeitado, as dúvidas de cada cliente serão sanadas de forma instantânea. Isso faz com que as compras sejam fechadas e suas vendas dão um up!

Redução de Custos

Um chat profissional para seu site é uma forma de atendimento mais barata existente. Enquanto no telefone você precisa de colaboradores específicos para tal função, em um chat cada dúvida pode ser respondida de acordo com seu tema. Por exemplo: um erro no site pode ser respondido por um profissional de T.I., enquanto um produto que não chegou pode ser visto pelo profissional de logística.

Atendimento 24/7/365

Como já dissemos, nenhum ser humano é capaz de ficar online 24h, todos os dias do ano. Mas com respostas bem programadas seu cliente pode ficar muito mais tranquilo, do que se não fosse atendido quando necessário.

Os Mais Perfeitos Relatórios

Tanto chats, como quase tudo que existe na internet, permite você criar um banco de dados sobre seus clientes. Quais sãos suas principais dúvidas, quais itens não estão chegando de acordo com o esperado, se o sistema de transporte que você utiliza está funcionando corretamente.

Todas essas perguntas podem ser respondidas com uma coleta de dados – muito bem feita e analisada – para que você possa otimizar seu site e vendas. Melhorando os pontos que não estão satisfazendo seus clientes e claro, otimizando seu tempo.

Concorrência no Chinelo

Estar sempre online é estar à frente da sua concorrência. Enquanto eles demoram para responder você já estará vendendo. Por isso instale agora um chat online, principalmente se o seu ramo de negócio ainda não adotou essa medida, assim você sai na frente!

Conclusão

Não tenha medo de instalar um chat online em seu site, existem plataformas excelentes que podem te auxiliar com esse novo sistema. Não tenha medo de inovar!

Quer saber mais sobre os chats online? Fale com a gente:

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