Você acha que seu site anda muito parado? Muito estático? Atualmente, as marcas precisam chamar atenção! A funcionalidade do site, desde quando a publicidade começou a tomar forma, tem sua principal característica: aparência. Não adianta quase nada – quase pois tudo tem suas exceções – um produto ser 100% funcional se ele não tem uma aparência agradável aos olhos.

Com a chegada do Marketing Digital e da Era da Informação as regras continuam as mesmas. Seu site pode fazer tudo o que ele precisa, como, por exemplo, cadastrar cliente, enviar e-mails diretamente, ter chat online [link para o texto de chat online], reter informações para que possa fazer seus controles, etc. Mas, se ele não for agradável ao olhos, seus usuários podem achar que não é seguro comprar ali ou ter uma impressão ruim do seu produto. A gente tem uma solução para isso!

  • O Que é um Slide?
    • 1. Crie Uma identidade Visual
    • 2. Otimize seu SEO
    • 3. Menos Texto Mais Imagens
    • 4. Slide Responsivo
    • 5. Devagar e Sempre
    • 6. Nada de Autoplay
  • Conclusão

O Que é um Slide?

Para dar um up em seu site podemos usar diversas ferramentas, mas hoje separamos uma em especial, os slides ou slide shows. Sabe quando você entra em um site, vê uma imagem já de capa e ela passa para outra imagem em alguns segundos? Talvez com informações, promoções, etc. Isso é o slide show!

Na hora de criar um ou até repaginar o seu é preciso tomar alguns cuidados, a programação tende ser a parte mais fácil, a mágica da ferramenta está na junção de Marketing e T.I. Separamos algumas dicas para que você possa dar um up no seu site:

1. Crie Uma identidade Visual

Antes de qualquer coisa é preciso criar uma identidade visual para o seus slides, algo que combine com a cara do seu site. Você não quer ter algo que difere totalmente do que seu site propõe.

Por isso, quando você ou seu design for fazer as imagens, peça para que mantenha o padrão de cores, tipografia e imagens para todos eles. Um slide-mestre pode ser uma saída, ele seria a base para todos, mas ficar na mesmice é algo perigoso, por isso deve-se rever bem na hora de utilizar esse recurso.  

2. Otimize seu SEO

Apesar de serem imagens, o slide show pode ajudar e muito a melhorar o SEO do seu site. O conteúdo de texto (caso indexado no HTML da página) e seu nome de arquivo mostra aos buscadores do que seu site trata, por isso sempre:

    • Não coloque o texto apenas na imagem e sim na programação da página. Fazendo isso os buscadores conseguirão “ler” o que está escrito.
  • Preencha os atributos title (titulo da imagem) e alt (descrição da imagem) das imagens de forma correta sempre.

3. Menos Texto Mais Imagens

Existe uma regra no design que é conhecida como a lei dos 20%, um texto não pode passar dessa porcentagem dentro de uma imagem. Por esse motivo, na hora de utilizar os slides, tente sempre passar sua ideia através das imagens.

Dentro de uma imagem pode se usar a técnica A.I.D.A (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). Otimize suas imagens para que elas por si só signifiquem algo e não precise ser explicada.

4. Slide Responsivo

Já falamos sobre sites responsivos por aqui, se tratam de sites que podem ser acessados de qualquer lugar, não importa o dispositivo, desktop, notebooks, celular, tablets, etc. O slide do seu site PRECISA ser responsivo, por alguns motivos que vamos listar:

    • Melhora SEO;
    • Engaja o público;
    • Melhora o design do seu site;
  • Site responsivo = velocidade de carregamento.

Esses são apenas alguns motivos qual seu site PRECISA ser responsivo e consequentemente, seus slides também.

5. Devagar e Sempre

Na hora de programar o tempo dos efeitos de transição, vá com calma. As pessoas querem ler e ver o que está nas imagens do slide, querem saber da promoção que está sendo divulgada nele ou da notícia que saiu, por exemplo. Por isso coloque deixe ele lá por uns segundos, cada pessoa possui um tempo para ler. Pessoa que leem mais rápido podem passar as imagens tranquilamente por meio das setas laterais.

6. Nada de Autoplay

Alguns slides possuem videos, isso é bem comum em banners anunciando um novo filme, série ou algum comercial gravado para determinado produto. Caso seu slide tenha vídeo, não use o Autoplay (quando o vídeo começa sozinho ao entrar no site). Além de poder causar uma demora a mais no carregamento da página, muitos usuários não gostam dessa função e por vários motivos.

Então deixe o vídeo lá e crie uma imagem que chame a atenção do usuário, se ele quiser, por contra própria irá abrir seu vídeo.

Conclusão

Dar um up no seu site não é nada complexo. Na verdade é mais simples do que esperado, porém, mais necessário e simples do que se pensa. Manter uma boa aparência no mundo dos negócios é essencial. Como já dissemos, as pessoas não procuram apenas por qualidade, mas também por referências visuais.

Coloque o que tem de melhor em seu site, atualize sempre e verá o quanto você será visto e, por consequência, suas vendas poderão disparar.

Quer fazer um slide show incrível para o seu site? Ligue para nós:

(12) 3209-8682

[email protected]