Chatbots tem sido uma grande mão na roda de quem quer rapidez no atendimento ao cliente. Saber como usar chatbots é fundamental nos dias de hoje

 

“Oi, posso ajudar?”

Esta frase já passou pelas camisetas das grandes redes de mercados e hoje está em praticamente todo lugar na web.

 

Mesmo se você não sabe o que são chatbots, não quer dizer que você não tenha conversado com um deles. Os famosos chatbots (ou robôs que respondem à chats, diálogos programados) são a nova tendência de marketing. Ajudam relacionamento e comunicação entre empresas e público.

 

São softwares que simulam conversas reais, de acordo com o que for programado para ela. É como a Siri da Apple, que consegue realizar várias tarefas e tem falas pré-programadas. Assim é possível automatizar tarefas repetitivas, deixando a equipe livre para resolver outras situações mais trabalhosas.

 

 

  • Mas como usar chatbots podem ajudar na minha estratégia?
    • Mantêm comunicação direta e personalizada com seu público
    • Qualificam leads
    • Analisam comentários e dados de clientes
    • Mantêm presença ativas nas redes sociais
    • Conferem qualidade do atendimento

 

 

Mas como usar chatbots podem ajudar na minha estratégia?

 

 

Mantêm comunicação direta e personalizada com seu público

 

Conversas com visitantes do site é uma das funções mais conhecidas dos chatbots. Capazes de tirar dúvidas, realizar primeiro contato ou até mesmo, fechar uma venda, economiza um tempo precioso da equipe de vendas.

 

E quando falamos em público, futuros clientes, não é surpreendente pensar que hoje em dia as pessoas preferem respostas instantâneas a comunicação via e-mail ou telefone.

 

Se a opção de “chat ao vivo” estiver no cantinho da tela piscando, não tenha dúvida que as pessoas preferiram ter suas perguntas respondidas na hora. E é aí que os chatbots entram.

 

Porém, para que o software não soe como artificial (e assim, afastando o cliente), deve ser bem configurado e pensado em como funcionará para sua marca. Antecipar as perguntas dos visitantes, pensar em respostas que informem bem e tenham a ver com a cara da marca, é fundamental para que os chatbots sejam um sucesso.

 

Ah! Não esqueça de adicionar uma foto, para aumentar a sensação de um atendimento feito por humanos.

 

 

Qualificam leads

 

Chatbots permitem a coleta de informações personalizadas de seu cliente. Isso pode ajudar, e muito, a orientar usuários no caminho de finalização de compra.

 

Com a sua habilidade de fazer perguntas para obter respostas qualificadas, a equipe de vendas obtém leads quentes e propõem produtos/serviços adequados para cada caso.

 

 

Analisam comentários e dados de clientes

 

Através de uma simples conversa, os chatbots conseguem informações dos clientes sem a “chatice” dos formulários que afastam as pessoas.

Os diálogos armazenados podem sugerir mudanças em processos e até produtos/serviços.

 

 

Mantêm presença ativas nas redes sociais

 

Os chatbots podem representar a empresa 24 horas por dia. Os visitantes que estão nas redes sociais, quando procuram o perfil da empresa, querem respostas rápidas para suas dúvidas e ter um chatbot sempre disponível é ter uma grande (e boa) vantagem sobre seus concorrentes.

 

Entrar em contato com seus consumidores por meios que o público domina, como o Facebook Messenger, os famosos “directs” do Instagram, estabelece uma comunicação mais fácil e livre, deixando o cliente mais a vontade.

 

 

Conferem qualidade do atendimento

 

O software pode fazer parte da equipe de vendas, sabia? Os chatbots são capazes de reconhecer histórico de compras, interações e os produtos que interessaram ao consumidor. Isso facilita, e muito, as indicações para vendas. Sabendo o que ofertar a determinado cliente, o volume de vendas aumenta.

 

 

Por mais que a tecnologia esteja avançando todos os dias, a necessidade de interação existe, e saber como usar chatbots podem ajudar e muito. Cativar e fidelizar seus clientes, além de facilitar toda a cadeia de vendas.

 

 

Ainda está com dúvidas sobre como usar chatbots? Fique à vontade para nos perguntar:

 

(12) 3209-8682

[email protected]

 

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