Com o grande ‘boom’ da internet e o marketing digital ganhando cada vez mais força, toda empresa, marca ou negócio quer crescer no meio digital. Para isso é preciso ter em mente que atingir seu público-alvo é o seu maior objetivo. Sem alcançar quem compartilha suas ideias, quem tem interesse no seu negócio ou quem quer realmente comprar seu produto fica praticamente impossível extrair bons resultados.

 

Divulgação é algo diretamente a publicidade e marketing, e quem está no meio sabe que é onde se gasta mais dinheiro. Desde os anos 2000 o Google possui uma plataforma chamada Adwords e funciona como a vitrine da internet. Onde possibilita colocar seus ‘cartazes’ e tem feito uma grande mudança na vida dos pequenos e médios empreendedores.

Por ser uma ferramenta fácil de se utilizar (e comparada as campanhas publicitárias é mais acessível) a aceitação com os anunciantes têm sido alta. Mas, claro como tudo no meio do Marketing é preciso avaliar tudo para que obtenha bons resultados.

 

Por isso nós da Clickmidia separamos algumas dicas para ajudar você a melhorar os resultados do seu projeto no Google Adwords.

 

1. Google Adwords para mobile

2. Fique de olho no seu calendário sazonal!

3. Aumente seu orçamento

4. O leilão de palavras do Google

5. Não use campanhas de Display em formato mobile

6. Palavras chaves

7. Chave na Moderação

8. Fique de olho no leilão

9. Palavras Chaves no corpo do anúncio

10. Last but not Least

Conclusão

 

1 – Google Adwords para mobile

Grandes estudos da própria Google indicam que uma grande parcela (em torno de 50%) da população mundial acessa a internet por dispositivos móveis, mais precisamente celulares. Com a correria do cotidiano tempo para estar no computador é mais complicado. Trazendo esses dados para nosso tema, não fazer essa configuração é perder metade do público nos seus anúncios.

Mas, é preciso cuidado, o planejamento para mobile é diferente, por isso é preciso planejar de outra forma. Por exemplo, para mobile opte por “Ligue já!” ao invés de Chamada de Ação “fale conosco”.

Mudanças digamos…portáteis, que podem mudar muito sua taxa de conversão!

 

2 – Fique de olho no seu calendário sazonal!

Certas épocas do ano os consumidores estão mais predispostos a comprar. Seja por questões econômicas como o 13º ou datas como dia dos namorados, Natal etc. Isso não é novidade para ninguém no meio publicitário.

Porém, predisposição não significa que o público irá comprar qualquer coisa pela frente, significa que ele está aceitando melhor as mais preparadas e mais convincentes propagandas.  

Então use essas datas para anunciar no Google Adwords. Anuncie seu melhor produto e veja suas vendas disparem. Mas, é claro, com planejamento e com uma verba mais alta separada para estas ocasiões. O investimento é alto, mas o retorno ainda maior!

 

3 – Aumente seu orçamento

Dica que vale mais que dinheiro!!!

Como falamos antes, o Google Adwords é muito mais acessível em questões financeiras comparado as campanhas publicitárias. E quando você entrar na plataforma ela mesmo vai passar os preços para sua campanha. Entretanto o preço transmitido pelo Adwords é o mínimo, consequentemente a aparição é baixa.

Aumentar o seu orçamento investindo mais na plataforma é igualmente pagar mais inserções de comercial na televisão. O Google vai entender que você tendo mais verba, mais aparições do seu anúncio tem!  

 

4 – O leilão de palavras do Google

O Adwords funciona com adição de palavras chaves, afinal o Google funciona assim. Adicionando as palavras certas, as pessoas podem encontrar melhor seu site, blog, produto, anúncios etc.

Quem é novo no mercado pode achar que quanto mais dinheiro se paga nas palavras, mais resultado e acesso se consegue, maaas, não funciona dessa maneira. A dica é, foque nos termos de média busca, tendo um custo por clique (CPC) mais em conta e resultados melhores.

 

5 – Não use campanhas de Display em formato mobile

As campanhas de display são aquelas com imagens, muito conhecidas em sites por exemplo. Elas ficam em áreas estratégicas do site, como no canto direito ou entre um parágrafo e outro de um texto.

Essas campanhas não são recomendadas para dispositivos mobile, porque já foi comprovado que a grande maioria das pessoas clicam nesses banners sem querer. Ou seja, por um erro de mover a tela ou desatenção e não na vontade de conhecer seu produto ou serviço.  

 

6 – Palavras chaves

As palavras chaves são essenciais nas suas campanhas do Google, por isso separamos alguns itens que você precisa estar atento sobre elas :

 

  • Palavras-chaves que estejam diretamente ligadas ao seu negócio;
  • Variáveis das palavras-chaves que têm ligação com o seu negócio, produto, serviço;
  • Um misto de Palavras-chaves de alta, média e baixa procura;
  • Um misto de palavras-chaves de alta, média e baixa concorrência;
  • Um misto de palavras-chaves exatas e long tail.

 

Não pense apenas nas palavras exatas, é preciso colocar uma variável de palavras, afinal as pessoas não procuram exatamente o que está escrito na propaganda. Muitas das vezes elas estão navegando tentando descobrir qual o problema que ela tem (Funil de Vendas). A dica é, pense nas variações da palavra chave!

 

7 – Chave na Moderação

Continuando falando de palavras chaves, é preciso usar com moderação. Não é porque o Google Adwords permite que se utilize muitas que é preciso fazê-lo. Como dissemos na dica anterior é preciso sim calcular as variáveis afinal as pessoas não buscam precisamente sua campanha.

Entretanto palavras chaves escolhidas com mais sabedoria e estudo são muito melhores e trazem bem mais resultados do que apenas um bolo delas jogados na ferramenta e na campanha.

Então, estude bem seu meio e quem você quer atingir e escolha entre 7 ou 12 palavras chaves para serem usadas.

8 – Fique de olho no leilão

É preciso ajustar muito bem os lances na hora da compra das palavras chave no Adwords. O valores são feitos de acordo com o mercado e região que você está inserido por exemplo: O preço das palavras no Maranhão não serão os mesmo em São Paulo que não serão os mesmo na Europa.

Se você não ajustar os lances por região terá um gasto desnecessário na sua campanha. Na hora de configurar seu anúncio, fique atento neste item!

 

9 – Palavras Chaves no corpo do anúncio

Muitas pessoas dizem que é preciso usar as palavras chaves no título do anúncio, porém isso não é verdade. É preciso saber distribuir o termo dentro do contexto anunciado fazendo com que seu ranqueamento suba.

Sendo assim trabalhe bem seu texto, para que possa usar o termo principal e suas variações dentro dele.

 

10 – Last but not Least

E por último, mas não menos importante: sempre faça avaliações! Criar uma campanha e deixar ela pro mundo não significa que o trabalho acabou. É preciso estar verificando se ela está indo bem, quem está atingindo e como está seu andamento.

O Google Adwords disponibiliza diversas ferramentas para que possa monitorar o funcionamento da suas campanhas. Analise os resultados diariamente, para que se for preciso faça mudanças imediatas.

Acompanhar o comportamento de cada campanha é de extrema importância, afinal elas não serão iguais uma das outras.

 

Conclusão

A nova vitrine do marketing não é nada fácil, a internet nos permitiu concorrer com o mundo. Por isso, é preciso estudar, analisar e saber muito bem onde está pisando. E se precisar, uma consultoria de especialistas ou agência de marketing é perfeito para você.

 

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo, ficaremos muito felizes em responder.

 

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