A comunicação, seja ela off ou on-line, evoluiu drasticamente de uma ano para o outro. A maneira de chegar ao público deve ser cada vez mais criativa. Driblar obstáculos que antes não existiam são parte do grande desafio dos empresários e profissionais de marketing.

O Brasil passa por um momento bastante interessante, e muitas empresas tem investido no marketing – principalmente – no marketing digital. Dessa forma, para gerar leads, converter vendas, manter relacionamento com seu público alvo e fidelizá-los (o que, diga-se de passagem, pode ser difícil hoje em dia).

Cabe aos empresários que desejam estar a par das tendências do marketing em 2018 ficarem atentos á todas as informações e profissionais dispostos a auxiliá-los nesse trajeto.

As estratégias podem não parecer novidade para alguns, mas não se engane: elas mudam constantemente, e é sempre bom se atualizar e conhecer o que vem por aí.

São tendências que todas as empresas, de pequeno e grande porte, quando bem assessoradas em suas área de marketing, conseguem obter resultados de sucesso na geração de novos negócios.

Marketing de conteúdo

Sim, ele está aqui, encabeçando a lista porque sabemos que conteúdo entretém, informa, traz o cliente para perto.

Clientes buscam informação, respostas rápidas e confiáveis para suas dúvidas. Querem ter uma fonte de dados que não os façam procurar em outro lugar.

O Marketing de Conteúdo dá autoridade e confiabilidade á marca, a leva ao status de expert do assunto no mercado. E esse nível de relacionamento com o público alvo só é conseguido através de conteúdos relevantes.

Um levantamento de assuntos consistentes, que agreguem valor ao que os clientes buscam e sanem suas dúvidas e anseios, certamente fará com que a marca seja ‘first-in-mind’. Ou seja, o primeiro a ser lembrado, por seu público alvo.

Em comparação com outras soluções, como o Facebook Ads ou mesmo o Google Ads, táticas de marketing que envolvem geração de conteúdo custam 60% menos. Vale a pena, não?

Remarketing

Remarketing é aquela publicidade online que exibe anúncios para usuários que já tiveram algum contato com a marca. Funcionando através da utilização de cookies do navegador.

Não é a toa que continua como tendência em 2018 – cerca de 90% das pessoas que visitam um e-commerce pela primeira vez, não compram nada!

Com a estratégia correta, os produtos “abandonados” pelos clientes poderão ser visualizados novamente em outras plataformas, incentivando-os a compra.

 

Influenciadores digitais

Não poderia faltar na nossa lista de tendências: Influenciadores digitais. São pessoas que possuem um grande engajamento em suas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube. Suas resenhas, fotos e depoimentos são fatores decisivos nas compras de seus inúmeros seguidores.

E isso é comprovado: 90% das pessoas confiam nas opiniões de influenciadores digitais, amigos e familiares. E dessas pessoas, 30% levam os anúncios em consideração na hora da compra.

E o interessante: tanto pequenas quanto grandes empresas podem inserir influenciadores digitais em suas estratégias de marketing.

Interação da marca via vídeos

Seja via Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube. Humanizar a marca, e trazê-la cada vez mais perto do público é uma forte tendência em 2018.

As famosas “Lives” – transmissões ao vivo – fazem muita diferença em sua comunicação com o público. E é um item de Marketing de Conteúdo. Levar os leads para dentro do mundo da marca, tirar dúvidas, mostrar quem está por trás da marca, permite uma intimidade (mesmo controlada pela marca) que encanta muito o cliente.

Se não forem possíveis “Lives”, é interessante pensar em vídeos semanais para as redes sociais. As interações aumentam, e as marcas também.

Marketing por geolocalização

A ferramenta disponibilizada pelo Google, Facebook, Instagram, permite veicular publicidade segmentada para smartphones e outros dispositivos móveis.

É possível localizar os possíveis clientes através do GPS do dispositivo para que eles recebam notificações de promoções e publicidades.

Marketing que defendam causas ou propósitos

Os novos consumidores olham com ótimos olhos as empresas que buscam melhorar a sociedade de alguma forma. A empresa que tem um propósito além do mercadológico ganha muito mais que a fidelidade de seus clientes e leads: ganha respeito.

Ou seja, os atuais e futuros clientes querem consumir de uma empresa que faça a diferença na sociedade. Mesmo que seja nas comunidades de seu entorno, no caso de pequenas e médias empresas.

Podem ser parcerias com ONGs, projetos educativos, projetos de incentivo a cultura… As possibilidades são muitas, mas devem existir em empresas que querem crescer.

SEO para comandos de voz

Com o aumento do uso de aparelhos móveis, a maneira de realizar buscas na internet está mudando. Cerca de 20% de buscas feitas nos smartphones são realizadas por voz, e as empresas devem levar isso em consideração na hora de traçar suas estratégias de SEO.

Com o intenso aprimoramento da inteligência artificial das atualizações das assistentes virtuais, a necessidade de estruturar novos termos para o SEO é essencial para estar no resultados relevantes de busca dos clientes.

São tendências de marketing possíveis para pequenas e grandes empresas, e inserindo-as com uma estratégia ajustada, é possível obter resultados reais em pouco tempo.