Hoje em dia o Facebook tem sido uma ótima janela estratégica de fazer uma marca conhecida. Com a possibilidade de fidelizar inúmeros seguidores (dentre eles possíveis clientes/compradores) de uma só vez, a ferramenta tem conquistado pequenas e grandes empresas.

As oportunidades de negócios geradas com a rede vão depender do quanto você tem de domínio dela. Algumas empresas fazem dela um grande meio de comunicação e suporte a compradores e novos clientes.

Vemos muitas empresas utilizando-a com muita destreza e gerando resultados incríveis!

Mas e quem não sabe como vender no Facebook? Esse conhecimento, essa ferramenta está disponível apenas para grandes empresas? Claro que não! Qualquer pessoa, se bem assessorada e com algum conhecimento das funcionalidades pode fazer escolhas inteligentes que farão com que as vendas aumentem, sim!

São coisas que, a princípio, podem parecer complicadas de se fazer, mas não são. Mesmo quem não conhece muito desses conceitos pode facilmente aprender. E se bem trabalhadas, aumentam o engajamento da página e consequentemente, tornando os seguidores em compradores.

E se você chegou até aqui porque acha que não sabe como vender no Facebook, não se preocupe, seguem cinco dicas imprescindíveis para fechar muitas vendas e aumentar o envolvimento com seu público:

 

1. Saiba tudo sobre seu público-alvo

Conhecer, entender, saber o que os compradores procuram é a base do seu negócio. E atualmente quando falamos em “conhecer seu público alvo”, não é só saber faixa-etária, sexo, classe social e nível de escolaridade. É muito mais profundo que isso: é preciso saber de seus hábitos de consumo, tipo de música, filme ou série que gostam, como chegou até sua página e o que esperam da sua marca.

E essas informações não estão muito longe: assim que uma pessoa curte uma página, o Facebook disponibiliza algumas informações demográficas e até comportamentais sobre ela. A partir daí é possível conhecer quem é fã da marca.

Comunicação adequada e humanizada

Agora que já se conhece bem o público alvo, fica muito mais fácil a comunicação com ele. É imprescindível uma boa ortografia e escrita adequada. Se o nicho abrange pessoas de 18-25 anos que gostam de assistir séries e comer comida mexicana, o ideal é utilizar a linguagem dessa faixa etária e buscar o vocabulário dessa “tribo”. Assim a comunicação não soa robotizada

 

2. Imagens de qualidade e informações detalhadas sobre seus produtos fazem diferença

Boa imagem gera boa impressão, não é?

Então, investir em boas imagens, de alta qualidade e definição. Em um e-commerce, seja no Facebook ou site, as imagens são grandes responsáveis pela venda. São elas que mostram, em diversos ângulos, os atributos do produto. Então não economize na qualidade das imagens.

Detalhes que fazem a diferença

Além das imagens, as informações dão ao comprador todos os elementos necessários para fechar a venda. Não economize em informações relevantes para o cliente.

 

3. Facilite ao máximo o processo de compra 

De nada adianta estudar e saber tudo sobreo cliente, ter uma boa imagem e informação, se o comprador não entender o processo de conclusão de venda. É o típico caso de carrinhos de compra que são abandonados.

A dica aqui é fundamental e deverá serlevada muito a sério: facilitar ao máximo o processo de compras. Remover toda e qualquer barreira que dificulte ou impeça a concretização da compra. Isso vale para loja virtual ou aplicativo do Facebook.

No caso de loja virtual, deixe o link na sua postagem do Facebook para o produto anunciado bem claro e fácil de encontrar, assim o comprador não perde tempo procurando o produto no menu do seu site, evitando uma possível perda de venda.

Já no f-commerce (aplicativo de e-commerce do Facebook), a dica não muda: facilitar sempre. O comprador já está em um ambiente familiar (o próprio Facebook), então deixar tudo mais a mão do cliente possível.

 


4. Faça uma boa campanha no Facebook Ads

Publicidade gera vendas.

Falamos no tópico dois sobre a qualidade das imagens. Utilizar boas imagens em suas publicações com conteúdo relevante.

Ninguém gosta de receber em sua timeline dezenas de propagandas, por mais que seja da sua marca favorita, cansa. Por isso que deve-se utilizar a Lei do Pareto: 80% de postagens relevantes e de consistência para o seu público, e 20% das publicações comerciais.

Essa estratégia mantém o alcance orgânico alto, e permite fazer uma campanha com Facebook Ads mais eficiente. Com pouco investimento é possível potencializar o alcance de uma publicação para um público segmentado de acordo com a sua campanha.

 

5. Mensure resultados e refaça as estratégias sempre que for necessário

Sempre uma campanha chega ao fim, deve-se utilizar ferramentas de mensuração de resultados. No Facebook existe o Facebook Insights, ferramenta que mostra dados como engajamento por posts, conversões e campanhas por anúncios, demografia dos seus seguidores, etc.

Através dessa ferramenta é possível descobrir as publicações que geram mais comentários e compartilhamentos, curtidas, cliques de links disponibilizados. Isso ajuda e muito na definição de melhores formatos, horários e dias de postagens, além dos conteúdos que são relevantes para o público alvo.

Com essas dicas, mesmo quem não sabe (ou não sabia) vender no Facebook, pode ter a oportunidade de fazer seu negócio crescer!

 

Só para recapitular as cinco dicas:

 

1. Saiba tudo sobre seu público alvo

Fale com ele adequadamente. Conhecer profundamente seu público e o nicho de atuação permite falar com mais assertividade.

 

2. Imagens de qualidade e informações detalhadas sobre seus produtos fazem diferença

Imagens são o cartão de visita de um produto: investir em boas imagens, com boa definição e tamanho adequado permitem que o comprador veja todos os detalhes que o interessam. Já as informações o deixam seguro da compra.

 

3. Facilite ao máximo o processo de compra

Não permita que nada impeça a finalização da compra de um cliente. Tire passos desnecessários e obstáculos. O comprador precisa ter fácil acesso á todo processo.

 

4. Faça uma boa campanha no Facebook Ads

Campanhas no Facebook Ads permitem que pessoas que não conhecem a marca, mas se encaixam nos parâmetros de público alvo, te conheçam.

 

5. Mensure resultados e refaça as estratégias sempre que for necessário

Mensurar é necessário. Saber onde a campanha foi um sucesso e onde falhou leva a melhorias, e mais sucesso no próximo projeto.

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