Não cometa erros: conheça as situações mais comuns que atrapalham a imagem da sua empresa nas redes sociais

 

Atualmente é imprescindível para os negócios ter uma boa presença nas redes sociais. É através desses canais que se tem o maior contato com os possíveis consumidores da marca ou serviço. Porém, nem sempre as empresas levam essa estratégia de marketing a sério. O que pode custar muito caro a longo prazo.

 

As pessoas querem informações relevantes, interação, dar e receber feedbacks. Enfim, sentirem que fazem parte da empresa de alguma forma. Ignorar esse interesse é um grande tiro no pé.

 

Dentre os maiores erros que as empresas cometem nas redes sociais, as mais comuns, e as que mais ferem a imagem das empresas, são:

 

 

1 – Deixar o perfil sem informações

 

Seja no Facebook, Instagram ou Linkedin, informações básicas como site, endereço e telefone de contato devem estar claras. O cliente precisa saber como encontrar a empresa fora das redes sociais. Sentir que a marca é acessível e de confiança é essencial.

 

Uma boa foto de capa e perfil mostram profissionalismo e presença nas redes. É importantíssima a escolha de boas imagens. Ou seja, que reflitam as qualidades e o astral da marca. São bons atrativos para quem buscar a empresa nesses meios sociais.

 

 

2 – Falta de envolvimento com os seguidores

 

Fazer um perfil interessante, com boas imagens e informações precisam de publicações para trazer mais fãs e seguidores. Não atualizar as páginas dá a impressão de que a empresa não se importa tanto assim com seus clientes.

 

Criar uma estratégia para manter o perfil sempre atualizado com novidades faz com que os seguidores sejam estimulados a interagir com a marca.

 

Outro ponto importante é: responder as interações. As pessoas gostam de marcas que mantêm um diálogo com elas, então investir um tempo para responder (e assim, conhecer mais) os clientes é muito importante.

 

 

3 – Utilizar as redes sociais apenas como publicidade

 

Outro erro muito comum é achar que as redes sociais servem apenas para falar da sua empresa. Vai muito além disso. Para garantir engajamento e apreço pela marca é necessário gerar interesse através de conteúdo relevante.

Artigos sobre o mercado que a empresa está inserida, novidades, assuntos relacionados ao nicho, evitando grande quantidade de publicações promocionais são os melhores caminhos. Pense: a publicação tem potencial para ser compartilhada pelos seguidores? É conteúdo relevante para postar.

 

 

4 – Não cuidar dos textos que são publicados

 

Não tem coisa que tire mais a credibilidade de uma empresa do que textos descuidados, mal escritos e cheios de erros ortográficos. Isso não quer dizer que deve-se escrever de maneira formal – de maneira nenhuma. A empresa deve falar a língua de seu nicho, com textos leves e interessantes. Ter cuidado em como as palavras são escritas é fundamental para não dar a uma má impressão à marca.

 

 

5 – Imagens de baixa qualidade

 

Uma boa imagem arrasta o olhar das pessoas. Então porque tantas empresas ainda insistem em utilizar imagens de baixa qualidade ou copiadas? Atualmente existem diversas opções para se adquirir boas fotos, ou mesmo, fazer um banco de imagens próprio da empresa. Imagens autorais para perfil, matérias, publicações mostram o quanto a empresa está comprometida com a qualidade.

 

 

6 – Ignorar as reclamações

 

A partir do momento que a empresa se coloca nas redes sociais, todo tipo de feedback é possível de chegar. Ou seja, elogios e reclamações.

 

Esses comentários são um termômetro capaz de mostrar como os clientes tem reagido ao produto ou serviço da empresa. As críticas revelam as melhores oportunidades de mudança.

 

Antes de responder um comentário mais acalorado, recomenda-se ter cuidado, averiguar sempre as informações e responder de maneira polida. É a imagem da empresa que está em jogo.

 

 

7 – Usar as hashtags de maneira ineficaz

 

As hashtags são extremamente úteis dentro de uma estratégia de marketing. Inserem as publicações em diferentes tipos de buscas e fazem com que novas pessoas tenham contato com a empresa.

 

Esqueça a ideia de que utilizar várias linhas de hashtags é uma maneira de mostrar o quanto a marca é “moderninha” e conectada.

 

 

8 – Não ter uma estratégia de Marketing

 

Não se abre uma empresa sem um plano de negócio. Do mesmo jeito que não se deve começar a fazer um trabalho em mídias sociais sem um bom plano de marketing. É através desse plano que se traçam as metas, planejam-se as estratégias e mensuram-se os resultados.

 

Ter perfil nas redes, enviar newsletters, revista digital, site – se não estiverem integrados – viram uma grande bagunça, afastando clientes ao invés de trazê-los para perto.

 

O marketing digital é uma das ferramentas utilizadas dentro de um grande plano de marketing. Dessa forma, se bem estruturada, gera resultados muito bons.

 

 

9 – Não usar Call to Action

 

As redes sociais para as empresas fazem parte de uma estratégia de captação de clientes e vendas. Todo anúncio deve exigir uma ação do público-alvo. O call-to-action desloca esse público alvo da rede social para o site da empresa, com algum produto específico. Essa estratégia tem o poder de transformar um clique ou uma curtida em uma ótima venda! Faça uso dessa ferramenta.

 

 

10 – Ignorar a importância de monitorar os resultados

 

Depois de preparar toda a estratégia, definir os canais, programar publicações relevantes, responder os seguidores, está na hora de ver se todo esse esforço está dando certo.

 

Muitos não acreditam no potencial dos esforços em mídias sociais porque simplesmente ignoram um passo importantíssimo para o sucesso de qualquer estratégia de marketing: monitorar resultados.

 

Esse monitoramento mostra como o público reage às publicações, e diz muito sobre o comportamento deles em relação a marca. Uma equipe preparada é capaz de antecipar uma possível crise e sugerir novas estratégias.

 

 

Esses erros são possíveis de serem revertidos. Quando fala-se em redes sociais como estratégia para empresas, o ideal é que uma equipe especializada em marketing seja responsável pela a administração. Esses profissionais sabem lidar com cada rede social, entendem de marketing digital e conhecem bem a linguagem da marca.

 

Evitando esses erros, a presença da empresa nas mídias sociais será um ótimo instrumento para fechar negócios!

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