Mesmo sendo ofuscado pelas mídias sociais, o uso do correio eletrônico é frenquente na vida dos internautas. Ainda que seja possível obter excelentes resultados por outros canais, o e-mail marketing sempre é uma alternativa válida para se maximizar o potencial de conversão e sucesso, ou seja, trazer o cliente para o seu estabelecimento.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é a forma de comunicação entre os já consumidores e um potencial público novo. Feito a partir do fornecimento do e-mail pelo próprio cliente, na maioria das vezes, ele é mais efetivo em seu objetivo que os canais de contatos das redes sociais mais populares. Tendo a opção de construir uma enorme gama de informações através de textos, vídeos ou imagens, o e-mail marketing consegue levar ao cliente interessado o conteúdo necessário para converter uma venda de seu produto. Basta seguir as regras básicas, planejar uma boa campanha e manter um bom relacionamento com seu público, que esta ferramenta pode se tornar a melhor forma de fidelizar clientes e para fazer com quem leads (clientes em potencial) evoluam na jornada de compra.

Antigamente o e-mail marketing era visto com o disparo de mensagens e sentido de uma forma vaga e sem sentido, mas na atualidade os melhores profissionais de marketing ressaltam que o correio eletrônico é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, por meio de uma troca direta de mensagens.

Por que utilizá-los?

Independente dos diversos novos canais de marketing que surgem todos os dias, o e-mail permanece como a opção mais eficiente para quem deseja aumentar seus negócios. Mesmo com outras formas de comunicação como os chats e as redes sociais, estarem em expansão, a pesquisa Email Statistics Report, feita pela Radicati Group,demonstra que o e-mail ainda é o principal canal pelo qual as empresas se relacionam com os seus clientes.

Um fator que também deve ser levado em consideração para esse contínuo crescimento é que ter um endereço de e-mail é essencial, inclusive para utilizar outros canais como as mídias sociais. Você precisa ter uma conta de e-mail para conseguir ter um perfil no Facebook ou Instagram ou ainda para fazer cadastro em site de e-commerce, por exemplo.

A possibilidade de vincular campanhas de vendas com estratégias de e-mail marketing pode gerar vendas recorrentes e manter seu público informado sobre suas ofertas. É preciso entender que esse canal é fundamental para o desenvolvimento de uma boa relação cliente-empresa, transformando, cada vez mais, os consumidores em grandes fãs da marca.

A excelente vantagem do e-mail marketing, é que ele também é altamente personalizável. Podem-se criar múltiplas listas de contatos e desenvolver estratégias diferenciadas para cada uma delas, gerando assim uma comunicação segmentada. Isso significa que, você pode deter total domínio sobre todas as características dos seus envios, desde a linguagem até o layout sendo que em outros canais de mídia, nem sempre é possível ter tanto controle.

Segundo a pesquisa da Radicati, em 2015, existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019.

No endereço de e-mail de todos, concentra-se todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos a nossa conta. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Quando uma empresa cria um post em uma rede social, como no Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso decorre por conta do sistema de algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário deixando o alcance de posts em redes sociais imprevisível.

Já no e-mail marketing, uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que todos os endereços eletrônicos selecionados para enviar sua mensagem receberão o seu recado na caixa de entrada.

O e-mail te dá toda a possibilidade de ter um papel em branco para criar seu conteúdo de várias maneiras. Isso porque as mensagens enviadas não têm limites de caracteres, e podem conter imagens, vídeos e até GIF’s. Pode-se construir molduras, incluindo elementos gráficos, ou ter apenas texto, como em um formato mais pessoal para todos os seus contatos.

Através dele, você pode comunicar mensagens curtas, informar diversos links para páginas da web ou contar uma longa história, ou seja, o e-mail pode ter o formato que você desejar, desde que, se mantenha as boas práticas a serem seguidas na hora de escrever e fazer o layout.

Por onde começar?

Para iniciar uma estratégia de e-mail marketing, é necessário de apenas 3 componentes:

1- um domínio (por exemplo, “clickmidia.com.br”),

2- uma ferramenta que realize essa função;

3- uma pessoa especializada para executar a estratégia.

A escolha de uma boa ferramenta de e-mail marketing é essencial, e existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade.

Entretanto, independentemente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por essa razão, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta um dos melhores retornos financeiros.

Além disso, mantenha-se atento ao layout, por exemplo:

– Cores dos botões devem ser positivas, ou seja, evite o vermelho, pois sinaliza algo negativo.

– Cuidado com a quantidade de imagem. Elas podem fazer com que seu e-mail chegue como spam.

– O título sem que ser bem chamativo para que as pessoas sintam vontade de abrí-lo. Não use palavras que remetem à vendas, também pode levar seu e-mail à caixa de spam.

Com isso, o e-mail marketing está mais vivo do que nunca nas estratégias de marketing digital das mais variadas empresas. Seja para uma loja virtual, um comércio, ou uma empresa prestadora de serviços. Não importa! O e-mail marketing é uma ferramenta que, se for utilizada com estratégia e planejamento, pode trazer muitos bons resultados para o seu negócio. E, se estiver unido ao Marketing de Conteúdo, os resultados podem ser ainda melhores. Nós podemos te ajudar com isso, clique aqui para saber mais.

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