Apesar da mulher ser maioria no mundo, o papel dela ainda não foi absorvido dentro do mercado de trabalho da forma como deveria.

Segundo a pesquisa Woman in the boardroom, feita pela Deloitte, empresa  americana de prestação de serviços em Nova Iorque, depois de conversar com cerca de 7 mil empresas em mais de 40 países, apenas 15% dos assentos de Conselho (cargos importantes) são ocupados por mulheres.

No Brasil esse número cai ainda mais, sendo de apenas 7,7%, o que traz o país para a37ª posiçãoem um ranking de44 países.

O fato é: as mulheres possuem um grau a mais dedificuldadepara conquistar um cargo elevado, é uma luta mais intensa. Mesmo após estar em uma posição alta dentro da instituição, mulheres precisam provar o tempo todo do que são capaz, sendo “proibida” de errar.

Mas sabemos que o público feminino não foge a luta, e seus cargos mais altos se fazem merecidos de fato. A questão é: a igualdade precisa ser difundida e implementada na sociedade em que vivemos.

Para motivar e inspirar nossas leitoras a crescer, iniciar suas lutas e ir atrás do seus sonhos, separamos 5 histórias de mulheres empreendedoras que conquistaram seu merecido espaço no mercado de trabalho:

Luiza Helena Trajano | Magazineluiza

Um dos maiores exemplos de mulher empreendedora, Luiza Helena Trajano nasceu em São Paulo, na cidade de Franca.

Sua mãe e tia foram pessoas importantes em sua vida. A mãe ensinou e trabalhou sua inteligência emocional e a tia ensinou o empreendedorismo, a ter espírito de vendedora.

A honestidade, seu grande sonho, a generosa e a busca pelo aprendizado fez com que seu nome, Luiza, ficasse conhecido nacionalmente como Magazineluiza.

Janete Vaz e Sandra Costa | Laboratorio Sabin

Ambas bioquímicasJanete e Sandra eram amigas antes de se tornarem sócias. Janete conta que via seu pai fazendo negócios na varanda de casa e teve isso como exemplo. Já Sandra teve como exemplo sua mãe, costureira, que também fez um grande negócio com sua profissão.

Juntas criaram o Laboratório Sabin. Atualmente o grupo Sabin está em mais de 10 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. No começo a dupla começou a procurar credibilidade junto a classe médica, sempre com muita honestidade.

Perceberam então que precisavam estudar,entrar com mais força no mundo dos negócios, afinal, sua área de formação não era essa e houveram dificuldades. Com muito apoio de profissionais especializados e muita força de vontade o Sabin passou de apenas 3 funcionários para mais de 2000, atualmente.

Lizandra Muniz | Gerente de Marketing – Rock Content

“Ter referências de líderes mulheres para mim foi o que me fez entender que eu também poderia ser uma. A cobrança externa e interna existe com mulheres o tempo todo, e no mercado de trabalho não seria diferente.

Somos ensinadas que precisamos ser perfeitas, e isso nos impede de tentar muitas coisas. Nunca achamos que podemos.

Ver mulheres comuns e imperfeitas seguindo com suas profissões me ensinou mais do que elas imaginam. Quando percebi que eu poderia ser eu mesma, não carregar o mundo nas costas e ainda ser uma boa líder me senti muito mais leve.

Posso errar, ter defeitos e não preciso dar conta de tudo. Sou tão capaz quanto qualquer outra pessoa e líderes mulheres me inspiram e me mostram que meu gênero não deveria me limitar.”

Diz Lizandra para o texto da empresa onde é Gerente de Marketing, Rock Content. Confira olink aqui.

Paola Carosella – Arturito e La Guapa

Paola Carosella tornou-se mais conhecida após participar do programa Masterchef, na rede Band. Entretanto, além de juíza do programa, Paola é uma empresária de sucesso no ramo culinário.

Em 2003 abriu seu primeiro restaurante, com o nome de Julia Cocina. Após alguns anos inaugurou mais dois estabelecimentos, bem mais conhecidos, principalmente aos telespectadores do programa transmitido pela rede Band.

Arturito é um restaurante de clássicos mediterrâneos e foi aberto em 2008. Já o café de empanados e doces latinos La Guapa foi inaugurado em 2014.  Hummm!

Nathalia Arcuri | Me Poupe

Nathalia começou sua vida empreendedora muito cedo. Quando criança já começou a poupar dinheiro para conquistar seu primeiro carro.

Vivendo em uma família de classe média não teve muitas amarras para conquistar seu sonho, mas também não teve uma infância ou juventude de luxo.

Após alguns anos pensando como poderia poupar melhor seu dinheiro, criou algumas estratégias. Para compartilhar suas ideias criou o canal do Youtube e o blog Me Poupe!

Hoje ambos são uma das maiores plataformas de educação financeira do Brasil.

Já em 2018, Nathalia se lançou no mundo dos cursos. Sua intenção éaprofundar no tema educação financeira na sociedade, tirar as pessoas do vermelho e criar grandes investidores, já que no Brasil o tema é escasso.

Conclusão

Esses são apenas 5 de milhares de exemplos de mulheres batalhadoras que foram atrás de seus sonhos e os conquistaram. Apesar da palavra “milhares” a luta ainda é muito complexa, o preconceito ainda está incrustado em nossa sociedade.

Ainda há um pensamento de que o homem é mais forte e mais capaz, e isso não é verdade. Todos nós, seres humanos, temos a mesma capacidade, independente de gênero, cor da pele, sexualidade. Todos somos capazes de nos desenvolver e atingir o sucesso de forma simultânea.

Se você é mulher e tem um sonho, não deixe que o mundo te atrapalhe, vá atrás dele!

Vida cercada depessoas-balão. Um balão pode não ser tão ágil quanto um helicóptero ou veloz quanto um avião, mas ainda sim chega às alturas. Pessoas-balão são aquelas que nos colocam pra cima, nos apoiam.

As histórias contadas aqui hoje têm algo em comum, todas elas tiveram um exemplo, seja da mãe, da tia ou do pai. Você é capaz, você sabe onde é o seu lugar e lugar de mulher é onde ela quiser.

Participe do nosso Workshop para Mulheres Empreendedoras!