O que é SEO ?
Se traçarmos uma linha reta simples e clara do que é SEO, podemos afirmar que é a forma de otimizar o conteúdo do teu site, para que os motores de buscas como Google, Bing, Yahoo, possam encontrar e posicionar sua empresa nas pesquisas orgânicas efetuadas pelos usuários na Internet. SEO, sigla em inglês que significa (Search Engine Optimization ou Search Engine Optimizer) nada mais é que utilizar técnicas de otimização de conteúdo de páginas web, a fim de colocar este conteúdo de forma objetiva, dando informações que colaboram com os motores de buscas a catalogar o teu site e exibi-lo em suas busca orgânicas.
Essa otimização leva em conta diversos fatores que podem influenciar nas pesquisas, como palavras chaves, meta tags, conteúdos, títulos, descrição e outros artifícios que envolve recursos da própria página, como imagens, tamanhos, velocidade, responsivo a dispositivos em geral etc.
Como fazer SEO da minha página web?
O mercado atual extremamente competitivo, faz com que empresas, já preocupadas e atarefadas com o andamento do negócio, deixe de lado o SEO de suas páginas, seja ela de um blog, e-commerce, portal, fazendo com que seu site perca posições importantes nas pesquisas orgânicas dos motores de buscas. Para fazer o SEO, devemos analisar o negócio, seu conteúdo e o que queremos atingir, para assim elaborar as métricas e planos para trabalhar o SEO do seu site.
Como já falamos logo acima, fica muito claro que o negócio em si, já toma muito tempo das empresas, a não ser que a mesma tenha um departamento ou pessoal focado e alinhado para executar a otimização do seu conteúdo, é ideal a contratação de uma agência de marketing digital que possa direcionar, de acordo com os objetivos da empresa, focando nos motores de buscas, traçando metas e melhorando o posicionamento nas pesquisas orgânicas. Se mesmo assim optar por executar o SEO de suas páginas, você mesmo, então, deve focar nos itens já citados e monitorar seu concorrentes a fim de adaptar seu conteúdo ou seguir novos caminhos para ajudar os motores de buscas a relevar o seu conteúdo a frente de outros sites.
As vantagens e desvantagens do SEO
Quando se produz um conteúdo, pensando em SEO e voltado para os engines de buscas, o teu site será exibido nas buscas orgânicas sem qualquer custo, ou seja, você não precisará dispor de nenhum centavo para colocar o teu site nas pesquisas dos usuário. O que já é diferente quando fazemos, por exemplo, um campanha de Adsense ou links patrocinados. Mas, pela competição do mercado atual, levando em conta por exemplo o Google, o maior e mais utilizado buscador da Internet, onde seu motor de busca indexa milhares de sites todos os dias, o monitoramento das buscas, do conteúdo de concorrentes, se faz necessário para não perder posições importantes.
A desvantagem, serial em caso da falta de conhecimento, pessoal não direcionado e falta tempo a dispor para SEO em suas páginas, isso tornaria seu site não competitivo as atualizações constantes dos motores de buscas.
Devo utilizar uma agência para cuidar do SEO?
Como já citado acima, falamos que a própria empresa pode cuidar do SEO de suas páginas, mas, para responder esta questão, devemos entender que uma Agência de Marketing Digital possui expertise e pessoal qualificado para analisar e trabalhar o seu conteúdo, focando nas métricas propostas e direcionando a empresa a fim de fazer com que ela alcance seus objetivos.
Buscar uma agência de Marketing Digital para cuidar do SEO de sua empresa é uma questão de estratégia, fazendo com que você foque no seu negócio e deixe o seu conteúdo nas mão da agência que estará 100% voltada para executar este trabalho.
Em quanto tempo terei resultado com SEO?
Muitos usuários questionam sobre este assunto e se frustram ao pensar que o resultado é instantâneo e que tal ação logo após efetuada em suas páginas, já serão visíveis nos buscadores na internet. SEO é um trabalho constante a ser executado no conteúdo das páginas do seu site, não um trabalho único, mas sim, algo que deve ser planejado e executado a longo prazo, sempre de olho nas pesquisas, volume de buscas e tendências do seu segmento.
Dica: Para acompanhar o volume e tendências de buscas das palavras chaves do seu negócio utilize o Google Trends.
Muito mais que uma simples sigla, SEO é muito importante para o sucesso do seu negócio na Internet, melhorando seu posicionamento nas buscas orgânicas e trazendo novas oportunidades para sua empresas.