O marketing tem a tarefa de despertar o interesse e prender a atenção das pessoas em um tempo onde tudo é instantâneo, rápido e simplificado. As estratégias, portanto, para conseguir chegar aos resultados desejados, começam já na definição das personas (representação fictícia do cliente ideal), tendo o máximo de clareza sobre os seus interesses.

Após definir o perfil dos leads desejados, é necessário trabalhar com as landing pages no website ou blog e investir nas chamadas para a ação (call to action), que vão despertar o gatilho para a compra e fazer com que o seu usuário-alvo interaja mais com a sua empresa, produto ou serviço.

O que é call to action?

Call to action ou chamada para ação é um recurso que tem como objetivo potencializar os resultados das ações de marketing digital. Na maioria das vezes é um link em uma página de interesse do lead, chamando ele para receber mais informações ou até mesmo para baixar algum arquivo pdf, fazer parte de um grupo para estudo ou receber newsletter.

O passo mais importante na criação do CTA é planejá-lo com base nas suas personas e seu comportamento, entender o caminho que fizeram para chegar até a sua empresa ou serviço e quais são seus principais interesses.

Ao clicar no botão, o usuário precisa ser direcionado de maneira objetiva ao passo-a-passo do processo de compra. Por isso o botão de call to action precisa ter formato, cores, conteúdo e localização estratégica, visando que chame realmente a atenção e seja assertivo.

Elementos do CTA

  • Botão: deve estar bem visível, de preferência no início do site, ou em formulários e campanhas de email marketing.
  • Local: é preciso ser estrategicamente definido, conforme o objetivo da página.
  • Banner: muito utilizado em blogs, redes sociais e anúncios. Neste caso é preciso trabalhar com o contexto, já que precisa haver uma explicação, um passo-a-passo, uma trilha.
  • Link em texto: aqui utiliza-se o SEO (Search Engine Optimization) para acrescentar links internos em textos, levando o usuário a acessar mais conteúdos.
  • Cores: os elementos do site concorrem para chamar a atenção do visitante, por isso a escolha das cores do CTA é muito importante. Elas devem se destacar, sem atrapalhar a identidade visual.
  • Conteúdo: não deve ser longo, mas deve ter informações relevantes e que chamem a atenção estimulando a uma decisão. Ele é o grande responsável por disparar o gatilho de compra, por isso precisa ser descritivo, curto, objetivo e despertar um sentimento.

Onde aplicar o CTA:

  • Newsletter: ao entregar conteúdo relevante, oferecer produtos ou anunciar promoções, é possível alimentar a lista de e-mails e fazer com que o cliente avance em seu funil de vendas.
  • Recompensa: ao oferecer o download de um material como e-book, planilha, podcast ou um check-list, você captura leads e alimenta a lista de contatos. Dentro dos materiais compartilhados, você ainda pode inserir outros CTAs.
  • Redes sociais: com o objetivo de aumentar o tráfego nas redes sociais, o call to action estimula que o usuário compartilhe o conteúdo. Os seguidores passam a acompanhar suas promoções, serviços etc.
  • Blog: aqui entram as estratégias de SEO para gerar mais tráfego no seu blog e melhorar o posicionamento dele nos sites de busca.
  • Evento: aqui o CTA convida o público para participar de um evento.
  • Pesquisa: o objetivo é incentivar o lead a responder pesquisas para levantar informações importantes.
  • E-Mail Marketing: aqui o objetivo pode ser gerar e testar os leads, anunciar promoção, enfim manter contato com o seu potencial cliente.
  • Anúncios: são potencializados por CTAs curtos e diretos, como “Compre Agora”.
  • Landing Pages: é a hora de apresentar o produto e dar as condições para a compra. Com o lead na página de vendas, processo final no funil de vendas, ele está oficializado como cliente.

Resultados

Cada ferramenta possui suas métricas para análise. É importante fazer testes com CTAs diferentes. Teste o conteúdo, as cores, os modelos, os botões, a posição e vá ranqueando os melhores call to action para que possa repetir as estratégias que tiverem bons índices.
Usar o call to action para converter clientes exige estudo, conhecimento das ferramentas de marketing digital e tempo. Se você quer obter melhores resultados e vender mais, pode contar com o suporte de uma empresa especializada.
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